Festival de cinema acontece de 14 a 25 de maio na Cinemateca do MAM

A curadoria do Urânio em Movi(e)mentoInternational Uranium Film Festival divulgou a lista oficial dos filmes que serão exibidos em sua quarta edição. Ao todo, 63 filmes de 25 países, incluindo Japão, Alemanha, Estônia, Ucrânia, Rússia, EUA, Brasil, Argentina, entre outros, serão exibidos em dez dias de festival. O 4 ᵒ International Uranium Film Festival – como é conhecido em suas mostras pelo mundo -, acontece de 14 a 25 de maio no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM).

Confira a declaração da organização:


Urânio Em Movi(e)mento / International Uranium Film Festival é o nome do festival carioca que leva às telas do cinema Consciência, Arte & Informação sobre urânio e tudo o que envolve radioatividade e energia nuclear. Quem pensa que se trata de filmes para ensinar o que é a radioatividade e os seus efeitos não está errado, mas o festival é muito mais do que isso: a riqueza da grande diversidade de gêneros de seus filmes e das propostas de seus cineastas, provenientes de várias partes do mundo, permite ao público experimentar novas emoções e receber informações inimagináveis. Este festival mostra um mundo real que se aproxima mais ao fantástico, porque é difícil visualizar e acreditar o que a Era Nuclear gera neste Planeta. Só a sétima arte é capaz de fazer a gente enxergar isso.


Além da exibição dos filmes, realizadores estarão presentes em debates com o público e haverá uma exposição de telas do artista plástico argentino Claudio Gómez. O festival premia com o troféu ‘Oscar Amarelo’ os três melhores filmes eleitos por uma comissão julgadora composta de cineastas e pesquisadores de cinema e do tema energia nuclear.

Cartaz do filme "Fukushame"
Estudantes e pesquisadores que assistirem 12 horas de filmes durante o Festival (6 sessões), receberão Certificado de Participação. Basta chegar e assistir a sessão; não é necessário fazer inscrição prévia.

A programação completa do festival e a lista de filmes com suas respectivas sinopses já estão disponíveis no site http://www.uraniumfilmfestival.org/pt/.