Eles dizem que não sabem voar. Mas a banda Eu, Você e a Manga parece querer fazer tudo, menos ficar com os pés no chão. Formada em 2011 e natural de duas cidades do interior do Rio de Janeiro (Niterói e Volta Redonda), a banda já lançou um single, dois EPs e um videoclipe, e vem marcando presença nos maiores palcos do Rio de Janeiro. Sem pensar em pausa para férias, a banda realiza shows de divulgação de seu último EP e trabalha atualmente em composições para seu primeiro álbum, a ser lançado até o início de 2015.

A "Manga" / Foto: Divulgação


Criada pelo estudante de filosofia Ton Pereira, a “Manga” teve sua origem no puro e simples prazer de tocar o ukulele (tradicional instrumento de cordas havaiano). Unido à estudante de direito, cartunista, violonista clássica e baterista Mariana Freitas (Vocais) graças ao ~fantástico mundo da internet~, Ton pode finalmente tirar a Manga do papel e começar a colher os frutos de seu trabalho.

Se de início a banda era considerada como “Folk” por sua própria dupla criadora, o espírito do jovem fruto musical mudou de rumos com a entrada de seu novos integrantes: Maylson Souza, que chegou a gravar o primeiro EP da banda como baixista, trouxe na bagagem o talento com a guitarra e toda uma influência do rock hardcore e pós-hardcore; e Túlio Freitas, baterista que, segundo Mariana, é responsável pelo “clima tropical” da banda. “Ele claramente vive o que o mundo tem de mais absurdo no que diz respeito à ousadia tropical”, diz a vocalista.

Mariana Freitas (Vocais) / Foto: Divulgação

O período inicial da banda, marcado pelas influências do folk francês e Hemingway (e Turma da Mônica, Vinicius de Moraes, música indiana, surrealismo e milk-shake de morango), ficou registrado em seu primeiro EP. “O “Música Desenhada” veio da ideia de fazer as coisas com as próprias mãos e de forma simples. Foi a nossa estreia, e mesmo sendo algo feito por nós com o mínimo de recursos possíveis, foi algo de extrema importância pra nós”, dizem os músicos. “Ficou a lição de que, por mais simples que seja o trabalho, ele deve ser feito com carinho e dedicação.”




Novo Som


De um estilo baseado no som acústico, próprio para exibições públicas, para o peso das guitarras e amplificadores. Junto com os novos integrantes e novos instrumentos, a banda apresentou uma mudança de estilo e espírito. “Como o som era acústico, a ideia era mesmo fazer coisas leves, toda essa coisa de tocar em praças, com escaleta e ukulele”, diz Mariana. “Hoje em dia o indie rock faz a cabeça. Guitarras, distorção e sinterizadores estão no comando”, completa.



Após o lançamento de seu primeiro clipe (“Eu Não Sei Voar”, do EP “Música Desenhada”), a “Manga” engrenou em uma revolução de sonoridade que a levou a tomar parte no novo cenário do indie nacional. “Isso aconteceu de forma natural. É lógico que todas essas bandas são referências para nós, mas quando falamos desse “novo gênero”, falamos de um futuro que já está presente”, diz a banda.



Novo Disco

No fim de 2013 a banda lançou seu último trabalho, um EP chamado “Equinócio”. O Compacto traz 6 músicas profundamente marcadas não apenas por uma grande sensibilidade, mas pelo talento criativo dos arranjos e pela potência da personalidade do grupo. Uma produção tão marcante deixa transbordar as claras influências de bandas como Apanhador Só, Mombojó e Gram. 

“O ‘Equinócio’ veio para clarear as coisas, mostrar um pouco de como somos e onde estamos. Já tínhamos mais de um ano de banda e o que tínhamos pronto, em termos de músicas gravadas, era apenas um single e o EP acústico que já não tocávamos mais”, diz Ton. “Daí a necessidade de mostrar o que estávamos fazendo, no que havíamos nos transformado. Foi um grito de identidade, de ‘isso aqui é a Manga’”, completa.


Novos Planos

Em meio à turnê de divulgação de “Equinócio”, a “Manga” trabalha atualmente nas composições de seu primeiro álbum, previsto para ser lançado ainda em 2014. “Temos trabalhado bastante em conjunto pra isso, vai ser um trabalho com um peso maior que os outros que já tivemos até hoje, mais profissional”, diz a banda. “Depois disso, talvez um clipe, mais um EP, single, quem sabe? Tudo é possível!”

“Eu Você e a Manga” é formada por Mariana Freitas (vocal/guitarra), Ton Pereira (synth/teclado/escaleta), Túlio Freitas (bateria) e Maylson Pereira (guitarra/backing vocals).


Você pode acompanhar o trabalho da banda também pela internet: