Foto: Divulgação



Com suas atividades iniciadas em 2005 pelo Observatório de Favelas, a Escola Popular de Comunicação Crítica (Espocc) foi criada para fortalecer e construir a capacidade de mobilização das comunidades de espaços sociais populares. Estabelecida no conjunto de favelas da Maré, no Rio de Janeiro, seu objetivo é iniciar jovens e adultos de espaços populares em conhecimentos e vivências da teoria, metodologia e linguagens da comunicação popular, visando potencializar sua ação crítica e transformadora.

História

A iniciativa teve como parceiros a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), o Canal Futura e diversas organizações da área de comunicação e temas afins. Em novembro de 2006, depois de um ano de curso de extensão gratuito, a Escola formou a sua primeira turma de comunicadores, nas habilitações de Audiovisual, Jornalismo e Fotografia.


Ainda durante o período letivo, os estudantes produziram para o Canal Futura a série “Crônicas Urbanas”, além do cineclube Sem Tela, que hoje é ponto de difusão digital do Ministério da Cultura na Maré. Outro desdobramento foi a participação desses jovens nas oficinas do cineasta Cacá Diegues, que resultaram no filme “5X Favela, agora por nós mesmos”. Em junho de 2007, o mesmo grupo participou do Festival Audiovisual Visões Periféricas, com produções de periferia de todo o Brasil.

A partir disso, muitos ex-alunos permaneceram mobilizados em torno de projetos de mídia do Observatório de Favelas ou de oportunidades intermediadas pela instituição, colaborando para outras iniciativas como a revista do AfroReggae, o site Viva Favela, o zine Tangolomango, o projeto Juventude Cidadã, em Nova Iguaçu, e o coletivo Entre Sem Bater, dentre muitos outros.

Crescimento

Em 2008, uma parceria foi firmada com a cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, o que garantiu a abertura de novas turmas na cidade. No ano de 2010, três turmas se formaram em Vitória (ES), numa parceria do Observatório com o governo local. Em 2011 a ESPOCC se reorganiza a partir de objetivos ambiciosos: estabilizar seu funcionamento, ampliar seus cursos e fomentar uma rede colaborativa de comunicação de interesse popular na região metropolitana do Rio de Janeiro.

A partir de 2012 a ESPOCC passa a contar com o patrocínio da Petrobras e apresenta o primeiro curso de Publicidade Afirmativa do Brasil. São 90 jovens de vários lugares do Rio de Janeiro, aprendendo, criando e trocando conhecimentos nas habilitações de Audiovisual e Cultura Digital. Um encontro que reúne comunicadores populares, universidades e profissionais de grandes agências. Mais do que visar o lucro e o consumo, a Publicidade Afirmativa promove valores de sociabilidade, a cultura e o empreendedorismo comunitário e socioambiental.

"Ação dos Corpos", intervenção realizada por alunos da ESPOCC no Largo da Carioca


Pausa

Com o término do contrato de patrocínio com a Petrobras no fim de 2013, a ESPOCC se encontra atualmente em pausa. Com atividades suspensas e sem previsão de retorno, alunos e equipe aguardam a conclusão do processo de revisão para voltarem às aulas.

Como Funciona

As aulas tem como público principal os moradores de espaços populares (com 2/3 das vagas reservadas) da região metropolitana do Rio de Janeiro. Para participar, basta ser estudando de ensino médio ou superior com conhecimentos básicos em informática.

Você pode acompanhar todas as novidades da ESPOCC pelo site (http://www.espocc.org.br/) ou pela página no facebook (www.facebook.com/espocc).