Consolidado como um dos mais importantes festivais de música do Brasil, o Bourbon Festival Paraty chega este ano à sua 6ª edição. O Festival rola de 23 a 25 de maio, e contará com nomes como Hermeto Pascoal, Nana Caymmi e a Preservation Hall Jazz Band em seus dois palcos. 

O festival, que caracteriza-se por irradiar música pela charmosa cidade litorânea e colonial, conta com exposição de fotografias, workshops gratuitos para o público e buskers (músicos de rua) em vários pontos do centro histórico, além da Orleans Street Jazz Band que desfila tocando pelas ruas. O evento há é o segundo maior evento da cidade, ficando atrás apenas da FLIP.

Stanley Clark e banda (2013) Foto: Divulgação


Com um público estimado em 30 mil pessoas no ano passado, o festival trouxe nomes preciosos como o baixista Stanley Clark, a cantora de jazz Germaine Bazzle, o grupo Big Sam's Funky Nation, os brasileiros Céu, Mar’tnália, Raul de Souza, Hamilton de Holanda, entre outros.


O evento é uma realização do Bourbon Street Music Club, de São Paulo, apoiado pela Prefeitura Municipal de Paraty e o Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet. Algumas das atrações internacionais do festival estarão se apresentando também na casa, na capital paulista.


Jefferson Gonçalves e Big Joe Manfra (2013) / Foto: Divulgação


Neste ano, atrações como a primorosa e competentíssima Preservation Hall Jazz Band, de New Orleans, com seus mais de 50 anos de estrada; o virtuoso e criativo violonista norte-americano Andy McKee; a talentosa compositora e cantora de blues Shemekia Copeland; Patti Austin, que já emplacou vários hits e ganhou grammy na categoria jazz vocal; o guitarrista português Paulo Furtado e o one-man-band The Legendary Tigerman estão entre os principais convidados internacionais. No line-up nacional, o bruxo Hermeto Pascoal com toda sua irreverência e inventividade; Jaques Morelenbaum com seu cello multifacetado; o Deep Funk Session, resgatando o melhor do funk; o Hammond Grooves, trio paulistano que mistura o jazz e o funk com ritmos brasileiros como maracatu, samba, baião e frevo; Simoninha, com todo groove do seu samba-rock; a Big Time Orchestra com Tiago Abravanel; a consagrada Nana Caymmi e o compositor e cantor Zé Ricardo.

Palcos: 
Palco da Matriz
Palco coberto, montado em tenda, na Pça. da Matriz, e que recebe os shows noturnos. Transforma o largo, com seus bares e restaurantes, numa grande plateia a céu aberto também.

Palco Sta. Rita
Palco montado também ao ar livre, no bucólico cenário, tendo a Igreja de Sta. Rita em frente e ladeado pelo mar. Oferece sempre deslumbrantes e mágico finais de tarde.

Você pode conferir mais informações no site do evento: